quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Citologia

Genética

___A duplicação do DNA___

O DNA tem como característica a capacidade de se autoduplicar. A autoduplicação do DNA também pode ser chamada de replicação. Esse processo chama-se semiconservativo, pois há a conservação da metade do material genética da molécula-mãe do DNA na molécula-filho, já que um filamento da molécula do DNA original irá servir como fita molde para a duplicação.
A autoduplicação do DNA ocorre da seguinte maneira: as pontes de hidrogênio, que liga a molécula de DNA, são quebradas por uma enzima, a DNA-polimerase. Após a separação da molécula de DNA, a enzima DNA-polimerase ligará os nucleotídeos que estão soltos no citoplasmas com os dos filamentos que se separaram, sendo com Adenina liga com Timina (e vice-versa) e Guanina liga com Citosina ( e vice-versa). Assim se formam duas novas moléculas de DNA.
___Transcrição RNA____

As pontes de H, que ligam a molécula de DNA, são quebradas pelo RNA-POLIMERASE. Nucleotídeos de RNA que estão soltos no citoplasma ligam-se com os nucleotídeos dos filamentos que se separaram , sendo que no nucleotídeo com adenina se encaixará com a uracila na fita molde. Após isso, ocorre a separação da molécula de RNA que está pronta para migra do núcleo para o citoplasma e fazer síntese protéica, levando toda a informação do DNA. No fim, ocorre novamente o pareamento da molécula de DNA, que deu origem ao RNA, reconstituindo a molécula.

____Tradução____

A tradução é passar o código de RNA, para uma sequüencia de aminoácidos da proteína. A correspondência entre o RNA e a proteína é de três, TRÊS, 3 bases nitrogenadas para codificar um aminoácido específico da proteína. Cada trinca de bases nitrogenadas no DNA ou no RNA é denominado códon. Após a transcrição, ao chegar no citoplasma, o RNAmensageiro, com as informações do DNA, é percorrido pelos ribossomos, que realizam uma leitura de seu códons e os liberam apra que haja o encaixe do RNAtransportador com seus respectivos anti-códons. (Os anti-códons do RNAt servem para capturar os aminoácidos livres no citoplasma e transportá-los até os ribossomos).



PARA CONSEGUIRMOS SINTETIZAR UMA PROTEÍNA, TEMOS AS SEGUINTES FASES:

+Uma fita molde de DNA tem a seqüencia de informações de bases AAT, TTG e etc.
+Após a transcrição do DNA, o RNAm formado terá os códons UUA, AAC e etc.
+No citoplasma, o RNAm vai se ligar aos ribossomos, formando os polirribossomos, que irão deslizar ao longo de sua molécula, fazendo uma leitura de seus códons.
+Após esta leitura, o RNAt com os anticódons AAU, UUG e etc liga-se aos códons do RNAm, ocorrendo a formação de um polipeptídeo.
+Logo em seguida, o RNAt desliga-se do RNAm e do seu polipeptídeo, indo a procura de outro aminoácido para transportar, do mesmo modo que os ribossomos continuam a deslizar sobre a fita polirribossomo, lendo seus códons e continuando a estruturar a nova molécula de proteína.

Nenhum comentário: