segunda-feira, 23 de junho de 2008

Noname




Estudar, estudar, estudar. Por que? No fim, nós morremos mesmo. No fim, nem semrpe estes estudos nos garantem um emprego apra nos sustentarmos. Nem sempre estes estudos nos fazem feliz, ou cultivam alguma felicidade.

Imagine um lugar sem escolas, sem faculdades. Volte para a idade da pedra. O que eles faziam? Caçavam para sobreviver. Era só o que faziam. Transavam por puro instinto, comiam por necessidade e só. Era um ciclo apenas de prioridades verdadeiras, falando curto e grosso :P (q podre) : cagar/mijar, caçar, comer, dormir, se satisfazer. Pronto. Não era bom? Sem tantas frescurinhas, como passar horas no salão, porque todo mundo pode ficar olhando pra esse seu cabelo que mais parece um ninho de passarinho, ou se matar trabalhando apra conseguir aquela casa em copacabana. Perder o tempo que poderia apssar com os filhos viajando a trabalho. Os deixando nas escolas, com estranhos, aonde eles passam MUITO mais tempo da vida se comaprado com os poucos segundos que tu consegues olar para os olhinhus da criatura e dizer: te amo.

Mas imagine um mundo onde as pessoas vivessem grudadas, não fizessem absolutamente nada e não criassem nenhuma necessidade "inútil". Onde estaria o jeitinho de cada um? Continuaríamos burros e ignorantes, mas pelo menos lutaríamos apenas por comida e território? Ou brigariamos por poder, por maldade, por burrice, como hoje fazemos? Pensar demais faz mal?

Continuamos vivendo feito ignorantes e muitos acham que está valendo a pena, mas quando estiverem na cama já por um fio, pensará em tudo que perdeu. As coisas mais preciosas que abandonou por egoísmo ou orgulho. Estudar: é uma forma de estabelecer ordem nesse mundinho completamente individualista. Vagabundos nas ruas duplicariam óbviamente se as escolas, faculdades não existisse. Aliás, até concurso pra se tornar gari existe né? Por que eu vou ter 2º grau pra me tornar catadora de lixo? Estudo durante quase metade da minah vida rpa ficar correndo atrás de saquinhos fedorentos e me pendurar num caminhão cheio de vômito? Pelo menos não vou estar roubando ou prejudicando alguém. Pelo menos mais tarde pode conseguir algo melhor com aquele currícolo que até agora não foi apreciado devidamente.

Mas ainda sim, reclamo. Reclamo muito. Um dia desses acabei escapulindo: "preciso para de reclamar tanto", do lado de algumas colegas. Ela riram e concordaram. No fim acabei rindo feito tola e vendo que aquilo não podia ser mais sincero.

Por que eu estou estudando? Bem, alguma esperançazinha de futuro promissor eu devo ter, porque, é esta esperança que inicia meus sonhos. Sonho de poder dar condições a pessoa querida (que até hoje me atura e me ama, e sei que sempre sempre continuará ao meu lado) de viajar apra muitos lugares, ou uma casa com um jardim enorme, como ela sempre sonhou e ficou admirada com todos os tipos de flores e árvores que via por aí.

Independência, novas portas, conhecimento já formadas para me basear em algo e me preencher. São perspectivas que tenho. São poucas ainda. São muito possíveis até. Posso até quase tocá-las.

Mas o que posso fazer agora? São só planos. O que posso fazer com gosto, é continuar estudando e reclamando. Claro, todos reclamam. Todos são induzidos a reclamar, por mais que as coisas que nos chateiam sejam míseras


Olha que texto enorme saiu agora :P.

Um comentário:

Renata Dias - Nena disse...

Olá ...
valeu pelo comentário lá no meu blog.Pelo visto não sou a única a pensar nos estudos.
Quando ainda estamos no colégio não nos preocupamos com a vida,depois que saímos de lá,pegamos tudo que aparece na nossa frente com o medo de não conseguir algo melhor,a vida às vezes de medo ...

http://apenasumcomeco.blogspot.com